Encontro de Negócios virtual conecta comerciantes a grandes compradores do ES
18 de janeiro de 2023Produção agroindustrial cresce 3,4% em novembro, afirma FGV Agro
18 de janeiro de 2023A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), deu início na primeira semana de janeiro deste ano, em Barra do Sahy, a uma ação de cata de caramujo africano como forma de prevenir sua proliferação. A atividade continua, e neste último fim de semana a equipe de Agentes de Combate a endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) esteve nas praias de Putiri e Mar Azul.
Os agentes fizeram uma vistoria nas áreas de restingas, como forma de controlar o ambiente na orla, onde existe muita vegetação, principalmente com as chuvas, uma vez que os caramujos costumam eclodir da terra onde vivem, e ficam mais visíveis para quem está nas calçadas e na faixa de areia, o que aumenta a possibilidade do contato da população com o verme.
Vale ressaltar que em áreas privadas o controle dos caramujos é de responsabilidade do proprietário, por isso a importância de conscientizar os moradores sobre os riscos causados. A equipe também montou uma tenda nas praias para fazer uma ação educativa sobre as arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente pelo mosquito Aedes aegypti em ambientes urbanos como a dengue, chikungunya e zika.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.