Propostas reconhecem emancipação municipal
27 de junho de 20246ª DANÇA DAS CADEIRAS
27 de junho de 2024Prefeitura de Aracruz realiza a 3ª Formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
A Prefeiturade Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou namanhã e tarde desta quarta-feira (26), no Auditório do Ifes, a 3ªFormação para professores do Atendimento Educacional Especializado(AEE). O evento foi mediado pela palestrante Samara Vieira, do Núcleode Educação e Apoio à Inclusão Escolar (NEAPIE).
Aformação teve como tema central os “Recursos Pedagógicos eTecnologias Assistivas: Caminhos para Acessibilidade”. “Trabalharesse tema é importante para a inclusão de estudantes da educaçãoespecial, pois oferece ferramentas inovadoras que facilitam oaprendizado e a participação ativa em salas de aula emultifuncionais”, destacou a palestrante.
Ainda de acordo com Samara, a integração de tecnologias fomenta o processoeducativo, além de promover oportunidades iguais para osprofessores. “Integrar essas tecnologias enriquece o processoeducativo e garante oportunidades igualitária para todos osdiscentes, transformando a educação e criando um ambiente maisacessível e inclusivo”, completou.
A Secretária Jenilza Spinassé compareceu no evento e falou aos presentes sobre a importância em se investir em formações para os profissionais queatuam nessa área. “Vocês professores, que trabalham com aeducação especial, têm um papel fundamental no futuro de nossascrianças com deficiência. São vocês que conseguem identificar,elaborar e organizar os recursos pedagógicos, e em parceria com osdemais professores ,permitem que todos tenham acessibilidade,eliminando as barreiras para a plena participação de nossosestudantes, considerando suas necessidades específicas”, pontuou.
Jenilza ainda lembrou que o município conta atualmentecom 41 Salas de Recursos, e que até o final do ano, esse númeroserá ampliado. Pretendemos atingir 49 salas de AtendimentoEducacional Especializado (AEE). Vamos ampliar esses espaços, e como trabalho colaborativo e essas formações em nossa rede, sempreestaremos em busca de mais conhecimentos, para que possamos fazer umtrabalho com cada vez mais excelência visando a educação dequalidade”, completou.
Fonte: PMA