O SECRETÁRIO DE TURISMO DE ARACRUZ, PAULO NERES, FALA SOBRE A MEGA PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS EM 2023
14 de março de 2023Casagrande discute estratégias para o avanço da política climática no Brasil
15 de março de 2023A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Turismo e Cultura (SEMTUR) e Comunicação (SECOM), pensando em valorizar os artesãos do município, vem desenvolvendo uma série de ações na semana que antecede a data em comemoração à categoria, dia 19 de março, próximo domingo. As secretarias envolvidas já realizaram algumas visitas às associações de artesanato e coletivos da cidade com o intuito de coletar material a ser usado na elaboração de vídeos institucionais mostrando suas produções.
Todo esse material vem sendo publicado nas redes sociais da prefeitura e, além disso, também foi promovida uma roda de conversa com as referias associações e artesãos individuais, com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), Casa do Futuro e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). “Nosso intuito é promover eventos que nos permitam alinhar ações para fortalecer esse setor, que é muito importante para Aracruz”, lembrou Paulo Neres, secretário da SEMTUR.
Ainda de acordo com Paulo, no próximo domingo (19) a prefeitura, com o apoio do Instituto Nós Mulheres e demais parceiros, estará realizando um grande evento em comemoração ao dia do artesão. “Iremos promover uma exposição de peças, além de palestras com o objetivo de oferecer ainda mais instrução a esses profissionais. Também haverá comidas típicas e muitas apresentações culturais”, destacou.
VIII Congresso Nacional dos Artesãos
Em março do ano passado Aracruz sediou o VIII Congresso Nacional dos Artesãos. Na ocasião, cerca de 2.000 artesãos de todo o país participaram. O evento, que aconteceu no Sesc de Praia Formosa, contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, do governador do Estado, Renato Casagrande, e da vice-governadora Jacqueline Moraes.
O congresso discutiu pautas importantes para a classe como a regulamentação da Lei do Artesão e a discussão do Projeto de Lei Nº 1919/2021, que trata sobre a aposentadoria da classe. “Esse congresso provou que nossa cidade é um grande polo de produção do artesanato. Posso afirmar que essa categoria não está parada, e compete a nós buscarmos ajuda para que eles possam alcançar seus objetivos, principalmente no que diz respeito aos seus direitos. Nossas associações são muito unidas e muito nos ajudam a resgatar nossa cultura, que é bem diversificada, além de contribuir com a questão econômica, pois estamos falando de um setor que ajuda e muito a alavancar nosso turismo”, lembrou o prefeito Dr. Coutinho.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.