MST invade área da Suzano em Aracruz, no Espírito Santo
18 de abril de 2023Alunos de Ibatiba utilizam impressora 3D para desenvolver projeto de Física
19 de abril de 2023Mais de 100 famílias aracruzenses vão receber o tão sonhado título de regularização fundiária de seus imóveis nesta sexta-feira (14). A ação faz parte do programa Morar Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur), e garante a essas pessoas a legalidade e a segurança da posse de suas propriedades.
Nesta primeira etapa serão beneficiadas 104 famílias do bairro Nova Conquista, que deixam de gastar cerca de R$ 9 mil com todos os trâmites burocráticos para a aquisição do documento.
Para essa entrega, equipes da Semdur realizaram visitas técnicas no local e fizeram um levantamento e um diagnóstico social das famílias para a conclusão da Regularização Fundiária.
“Foram mais de 15 anos esperando por esse documento e recebendo apenas promessas das gestões que passaram. Cheguei a pensar em vender meu imóvel, mas agora, estou muito feliz com a regularização. Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram com essa conquista”, disse Ana Maria Fonseca, moradora do bairro Nova Conquista.
Vitalino Oliveira, que também é morador do Nova Conquista, comemorou a entrega do documento. “É com muita alegria que vamos receber o título de regularização fundiária, esse documento é muito importante para todos nós. Agradeço ao prefeito e a equipe que trabalhou para que isso acontecesse”, disse.
Andrea de Assis Ferreira também receberá o título nessa primeira etapa e comentou a emoção. “Foram muitos anos esperando por essa notícia e estou muito feliz por agora ter a regularização do meu imóvel e, principalmente, por agora poder falar que ele é meu”, pontuou.
A regularização fundiária é um processo importante que, além de garantir a legalidade dos imóveis, oferece mais tranquilidade, valorização do imóvel, acesso a créditos e financiamentos, além da possibilidade das pessoas investirem em melhorias como reformas e ampliações.
“Com as entregas da primeira etapa do programa Morar Legal, damos um passo importante no processo de regularização fundiária dos mais de 30 mil imóveis sem titulação existentes em Aracruz. Vale ressaltar que as pessoas que não foram contempladas nessa primeira fase, não precisam se preocupar. A Semdur está trabalhando para que todas as famílias aracruzenses possam receber o documento e assim, viver de forma segura e legal”, destacou Laryssa Viale Baroni, secretária da Semdur.
Segundo o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, o objetivo da gestão é olhar para aqueles que mais precisam. “As pessoas que vão receber o título de suas casas passam a ser proprietárias de direito e de fato de sua unidade habitacional. Esse título regulariza os imóveis e contribui para a valorização da região e traz uma segurança jurídica aos proprietários. As pessoas podem olhar para seus filhos e dizer: vocês têm um lar. É para isso que trabalhamos firmemente”.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.