R$ 40 bilhões: Espírito Santo assina acordo para reparação dos danos causados pelo desastre de Mariana
28 de outubro de 2024PL traz Parque Moscoso como patrimônio do ES
29 de outubro de 2024Tempo deve ficar fechado nas cidades capixabas entre o fim deste mês e o início de novembro; confira a previsão completa
Um ciclone extratropical e uma frente fria que se aproximam do sudeste desde a sexta-feira (25) deve provocar instabilidade no Espírito Santo nos próximos dias. A última semana de outubro deve ser com chuva na maior parte do Estado.
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo também devem ter o tempo instável durante a semana, segundo o Instituto Climatempo. As oscilações que têm ocorrido são provocadas por um ciclone extratropical.
O fenômeno se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e, quando começou a se afastar para alto mar, provocou ventos fortes sobre o oceano.
Ele também provoca a formação de grandes nuvens cumulonimbus, que trazem chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento, que podem passar dos 100 km/h.
De acordo com o Climatempo, elas são formadas a partir deste movimento de ar ascendente bastante intenso, além da disponibilidade de muita umidade e de calor.
Previsão do tempo para o ES
Nesta segunda-feira (28), é esperada chuva em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e da Grande Vitória. Na parte norte, o tempo deve ficar nublado, mas com baixa possibilidade de chuva. No fim da tarde, o tempo pode abrir.
O tempo segue instável, mas, a partir de terça-feira, o sol pode aparecer entre nuvens em alguns momentos do dia nos municípios capixabas. Mesmo assim, há possibilidade de chuva rápida.
Novembro também deve chegar chuvoso. Para sexta-feira (1º), é esperado o maior volume de chuva da semana, com possibilidade de temporal.
Fonte: Folha Vitória