
Política Indigenista prevê zonas de amortecimento no entorno das TIs
12 de agosto de 2022
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH
12 de agosto de 2022Iniciativa de Carlos Von é inspirada em alterações já previstas em lei federal, que estão em vigor desde o dia 23 de junho
O deputado Carlos Von (DC) apresentou o Projeto de Lei (PL) 297/2022 que reduz para 17% no estado as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para os combustíveis e a energia elétrica.
Conforme o texto da matéria, atualmente as alíquotas previstas são respectivamente de 27% e 25%, conforme os termos da Lei Estadual 7.000/2001, que trata do ICMS nesses segmentos de produtos e serviços.
Ao justificar a matéria, o deputado afirma que a medida está alinhada às alterações aprovadas no âmbito federal, a partir da publicação, no dia 23 de junho, da Lei Complementar Federal 194/2022, que prevê a alteração das alíquotas do imposto pelos estados.
Para promover as mudanças, a LC 194 passou a considerar os combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, bens e serviços essenciais, ou seja, que não são supérfluos.
Com isso, ficou vedada a fixação de alíquotas sobre o ICMS para esses setores em patamares superiores aos das operações em geral, que têm percentuais entre 17% e 18%.
No texto do PL, que será analisado pelas comissões de Justiça e Finanças, o parlamentar cita a imprescindibilidade de os entes federativos adequarem as alíquotas do ICMS de acordo com as inovações trazidas pela Lei Complementar 194/2022.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.