Vacinação antirrábica de Praia Formosa à Mar Azul neste sábado (26)
25 de agosto de 2023Jogos dos Povos Indígenas do ES reforçam tradições das aldeias de Aracruz
28 de agosto de 2023As imagens são todas feitas com drones, que propiciam ângulos diversos e um novo olhar sobre as belezas, potencialidades e curiosidades das cidades capixabas
O Espírito Santo é composto por paisagens de tirar o fôlego. Imagina divulgar essas belezas de um jeito diferente, de cima?! Essa é a proposta do projeto Sobre Voar, que o Jornal da TV Vitória e o Folha Vitória começam a exibir a partir desta semana.
Sobre Voar é uma série de episódios que traz uma forma inédita de ver o Espírito Santo. As imagens são todas feitas com drones, que propiciam ângulos diversos e um novo olhar sobre as belezas, potencialidades e curiosidades das cidades capixabas.
Há nove anos, a Laís Victória Machado se mudou para Divino de São Lourenço, menor município do estado. Apaixonada pelas belezas da região, ela abriu uma cafeteria. Para a empreendedora, a futura divulgação aérea do município, além de emocionante, pode ser promissora.
“Aqui, em dois dias, consegue conhecer de 10 a 20 cachoeiras. É um circuito muito bonito, que ainda não é muito valorizado e precisa ser reconhecido”, afirma.
O registro do Espírito Santo todo de cima é uma forma de atrair e de fazer um convite aos capixabas e turistas. O programa especial Sobre Voar surgiu com o intuito de divulgar as belezas, riquezas, a história e a cultura do nosso estado. Além de, claro, fomentar o turismo local.
“O Espírito Santo é muito bonito, tem geografia particular que consegue estar no litoral e montanha ao mesmo tempo. A ideia é mostrar isso em um ângulo diferente para os capixabas para fortalecer o turismo e para as pessoas terem orgulho do lugar e atrair mais gente”, disse Philip Shalders Nemer, produtor executivo do programa.
A equipe do programa registra as regiões com drones e depois editam o produto em uma produtora de Vitória. Mas a ideia só tomou forma com apoio do governo do Estado e investimento da Arcelor Mittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
“Já estamos com esse projeto há uns cinco anos e estávamos viabilizar esse projeto e agora conseguimos tirar ele do papel”, celebra o produtor.
Satisfação também para a Nayara Martins, que é guia de turismo e aposta nas redes sociais para apresentar o estado.
“Esse projeto mostra os pontos turísticos de ângulos diferentes. Por exemplo, a Catedral de Vitória, que muitos não sabem que tem o formato de uma cruz. A Rodoviária de Vitória tem o formato do Mapa do Espírito Santo. Vamos mostrar outra perspectiva do turismo”, afirmou.
Dos 78 municípios do Espírito Santo, 70 estão inseridos no Mapa do Turismo, que é desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Esse é o maior número proporcional do Brasil. Além disso, no primeiro trimestre desse ano, o turismo capixaba empregou mais de 168 mil pessoas em diversos setores, como alimentação, transporte e alojamento.
“De 2021 para 2022, o turismo cresceu no Espírito Santo mais de 25%. Temos uma taxa de mais de 31% de informalidade. É um setor que está cada vez mais formalizado no estado, gerando e distribuindo renda para o capixaba”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Weverson Valcker Meireles.
O programa vai ser exibido com exclusividade durante os intervalos comerciais da programação da TV Vitória. Serão 50 episódios, com estreia todos os domingos.
*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV
Fonte: Folha Vitória.