
Prefeitura divulga resultado do Processo Seletivo para Guarda-Vidas
18 de novembro de 2021
Sedu abre Chamada Pública da Agricultura Familiar
18 de novembro de 2021Proteção às abelhas é pauta de audiência
Encontro da Comissão de Meio Ambiente nesta quinta vai discutir medidas de combate a pesticidas que ameaçam colmeias no estado
O uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas em áreas próximas a colmeias ameaçando as espécies de abelhas no Espírito Santo é tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente marcada para esta quinta (18), às 18h30. O encontro será no formato de videoconferência.
O debate poderá agregar aperfeiçoamento sobre a temática, já que tramita na Casa o Projeto de Lei (PL) 639/2021, da deputada Iriny Lopes (PT), que veda o uso e venda de determinados agrotóxicos visando preservar as abelhas.
Um dos convidados para debater o assunto é João Luiz Teixeira Santos, presidente da Associação dos Meliponicultores (criadores de abelhas) do estado.
Ameaças
Outro a participar das discussões é o engenheiro agrônomo Edegar Antônio Formentini, com experiência em trabalho no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Ele diz que vários estudos acadêmicos, além de matérias jornalísticas veiculadas na mídia, deixam claro que os agrotóxicos Fipronil, Tiametoxan e Imidicloprid, banidos na Europa devido à letalidade contra as colmeias, são os químicos mais presentes nas abelhas mortas no estado. Essas três substâncias, aponta Edegar, são utilizadas em plantios de várias culturas, entre elas cana-de-açúcar, milho, abacaxi, alface, batata, berinjela e café.
Edegar Antônio Formentini faz parte do Fórum Espírito Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), criado no âmbito do Ministério Público Estadual (MPES).
O objetivo da instituição é eliminar a utilização de substâncias químicas que ameaçam as colmeias, num esforço conjunto que envolve várias instituições entre órgãos públicos, universidades e entidades de classe.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo