Sinal verde para construção da barragem da sede de Aracruz
13 de dezembro de 2023Trecho da BR-101 na Serra vai virar Avenida Mestre Álvaro e cortar mais de 30 bairros
13 de dezembro de 2023A Prefeitura de Aracruz, por meio do Projeto Orla, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento de Gestão (Sempla), em parceria com o Instituto Chico Mendes – ICMBio inicia nessa terça-feira (12) as ações para recuperação da vegetação rasteira nativa de restinga, na praia de Coqueiral. Os procedimentos que serão realizados visam conter a erosão avançada que está mais agressiva no local.
Após a limpeza e o fechamento para evitar a passagem de veículos, o local vai receber mudas de espécies rasteiras típicas de praia. No próximo sábado (16) a partir das 8h, grafiteiros farão desenhos nas manilhas colocadas para restringir o acesso ao local de recuperação da restinga, de forma a deixá-las em harmonia com o ambiente.
“Essa recuperação da restinga é mais um passo dado na restauração da Orla de Aracruz e propiciará uma série de benefícios, visto que essa vegetação rasteira exerce papel fundamental na contenção da área, agindo como barreira natural, preservando tanto a flora quanto a fauna local”, afirma o secretário da Sempla, Giuseppe Coutinho.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a educação ambiental é fundamental para despertar a consciência da população e garantir o envolvimento da comunidade nas ações a serem desenvolvidas.
“A nossa gestão tem um foco muito claro: fazer uma cidade melhor, através de boas parcerias e de experiências exitosas disponíveis. Tenho certeza de que vamos construir de maneira coletiva esse legado, que é de todos; ou seja, ajudar a manter as nossas belas praias para as futuras gerações, disse a secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho.
Projeto Orla
A Prefeitura de Aracruz e demais órgãos ambientais têm trabalhado no Projeto orla, um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental, que tem como objetivo o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira, além de garantir o acesso às praias, bens de uso comum do povo. Fazem parte do Comitê Gestor do Projeto Orla servidores municipais, representantes de empresas privadas que atuam na orla, além de representantes de associações e entidades comunitárias e órgãos de outras esferas como o ICMBIO.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.