Avenida Rei Pelé é “inaugurada” em frente ao estádio do Maracanã
5 de janeiro de 2023Conta de luz atrasada pode ser parcelada em até 21 vezes no cartão
6 de janeiro de 2023Com a chegada do verão, chega com ele também as chuvas. Um período em que temos que ficar atentos com a proliferação do Aedes aegypti, o transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Para que a população aracruzense tenha mais segurança quanto à contaminação pelo mosquito, a Secretaria de Saúde (Semsa), intensifica os trabalhos de combate nos bairros que apresentam alto índice de infestação e notificações.
Os serviços de combate ao Aedes aegypti serão feitos por meio da borrifação espacial com bomba costal motorizada portátil, transportada nas costas do Agente de Endemias. A utilização da bomba é considerada mais eficaz do que o fumacê, uma vez que o aparelho se aproxima mais dos focos do mosquito.
Barra do Riacho é a primeira comunidade a receber os serviços, que terão início às 15h. As ações terão continuidade ao longo da semana em Vila do Riacho e demais localidades de toda orla.
“O serviço realizado com a bomba costal oferece um resultado muito maior e mais eficaz. Diferente do carro fumacê, a aspersão do jato de inseticida de bomba é direcionado aos vetores de forma mais adequada e direta”, destacou Valquíria Scarpati, gerente de Vigilância Epidemiológica.
A Semsa orienta, ainda, que os moradores devem abrir as portas e janelas quando o agente passar com a bomba costal, para que o inseticida mate os mosquitos que possam ter entrado nas residências. É importante proteger gaiolas de pássaros, aquários, bebedouros e comedouros de animais e alimentos.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.