sábado , 20 janeiro 2018

Novos enfermeiros contratados pela prefeitura de Aracruz recebem sua primeira capacitação

Os 26 novos enfermeiros contratados pela prefeitura de Aracruz, por meio do Processo Seletivo SEMSA 003/2017, participaram de sua primeira reunião com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, composta pela Gerente de Atenção Primária, Janete Perone, do Gerente de Controle, Regulação e Auditoria, Alexsandro Vimercati, da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valquíria Carneiro Scarpati e da Enfermeira da Regulação, Isis Meira. Essa capacitação aconteceu na unidade de saúde do Guaxindiba, das 8h às 17h dessa quarta-feira (13/12).

De acordo com a Gerente de Atenção Primária, Janete Perone, essa capacitação foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã os enfermeiros foram instruídos quanto ao processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) enfatizando o acolhimento ao usuário, para que o profissional da Saúde tenha mais empatia no atendimento. “Para tentar resolver o problema do paciente já no primeiro acolhimento, priorizamos aqueles que necessitam do atendimento naquele momento. Também fazemos um atendimento em bloco, para direcionar e diminuir o tempo de espera”, explica.

Já na parte da tarde foi apresentado aos novos profissionais da saúde o prontuário eletrônico para lançamento de informações do Ministério da Saúde. “Essa é uma capacitação específica para aprimorar o enfermeiro no processo de alimentação do sistema, além de fazer uma reciclagem para quem já o conhece, ressalta o Gerente de Controle, Regulação e Auditoria, Alexsandro Vimercati.

Também foi apresentada toda a rotina e processo de trabalho no dia a dia dos novos servidores e como esses trabalhos irão se tornar dados para alimentar o sistema (MVCONSULFARMA) que estabelece uma comunicação com os demais sistemas do Ministério da Saúde.