Conheça 5 doenças típicas do calor e saiba como evitar
7 de dezembro de 2023Evento de Planejamento Estratégico 2024 Elettra no Cerimonial Jardins
11 de dezembro de 2023América/MG, Coritiba, Goiás e Santos caíram para a Série B de 2024, enquanto Vitória/BA, Juventude, Criciúma e Atlético/GO subiram para a Série A
Com o fim do Brasileirão, quatro torcidas não vão ter o que comemorar no fim deste ano devido ao rebaixamento dos seus times para a Série B do Brasileiro de 2024. São elas: Santos, Goiás, Coritiba e América/MG.
A primeira equipe a cair foi o América/MG. E com bastante antecedência. A queda do time para a Série B foi confirmada já na 33ª rodada do Brasileirão. O América/MG encerra 2023 como o lanterna isolado da Série A. Duas rodadas depois, foi a vez de o Coritiba confirmar o seu rebaixamento., com derrota para o Fluminense. É o quinto rebaixamento do Coxa na era dos pontos corridos, o sétimo no geral: 1989, 1993, 2005, 2009, 2017, 2020 e 2023. O time estava na Série A desde o ano passado.
O Goiás foi o terceiro time a confirmar a queda para a Série B. Rebaixado desde a 36ª rodada, o time se despediu da competição com vitória sobre o também rebaixado América/MG na noite desta quarta-feira (6), no estádio Hailé Pinheiro, com gol de Luis Oyama. O Goiás terminou o campeonato na 18ª colocação, com 38 pontos, e encerrou a sequência de cinco derrotas seguidas.
PUBLICIDADE
Fechando a conta, na última rodada, o Santos entrou em campo contra o Fortaleza como uma das três equipes ameaçadas de rebaixamento. Porém, com a melhor situação entre elas. Só que o Peixe perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, em casa, e terminou em 17º lugar, com 44 pontos, sendo rebaixado pela primeira vez na sua história.
Quem sobe
Por outro lado, o fim da temporada é de comemoração para quem saiu da Série B e vai jogar o Brasileirão do ano que vem. A lista das equipes que subiram começa com o Vitória/BA. A equipe de Salvador (BA) conquistou o título da Série B do Brasileiro com duas rodadas de antecedência e fechou a competição com 72 pontos, sete pontos a mais do que o vice-líder.
Em segundo lugar ficou o Juventude. O time de Caxias do Sul (RS) garantiu a vice-liderança e o acesso na última rodada, batendo o Ceará por 3 a 1, fora de casa.
Também subiram para o Brasileirão o Criciúma e o Atlético/GO, terceiro e quarto colocado, respectivamente, na classificação final da Série B.
Fonte: Folha Vitória.