Prefeitura de Aracruz assinará Ordem de Serviço para obras de infraestrutura em Vila do Riacho
15 de fevereiro de 2023Sesa inicia aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 para crianças de 3 a 11 anos
15 de fevereiro de 2023Energia solar, eólica e de biomassa são exemplos de geração distribuída. Encontro vai reunir especialistas para discutir atualizações, tecnologias e oportunidades de negócios.
Vitória sediará entre os dias 1 e 2 de março, pela primeira vez, o Fórum Regional de Geração Distribuída da região Sudeste (Fórum GD Sudeste). Geração distribuída (GD) é aquela gerada a partir de geradores menores localizados no ponto de consumo ou muito próximos a ele. É o caso, por exemplo, de energia solar, eólica, de biomassa ou de pequenas centrais hidrelétricas.
O encontro terá como objetivo reunir toda a cadeia regional do setor, incentivar as oportunidades de negócios e discutir as questões regulatórias que o setor vem passando, como a Lei n. 14.300, de 2022, que institui o marco legal da micro e minigeração distribuída de energia. Além disso, os 22 painéis confirmados envolvem mentorias sobre as novas tecnologias e abordagens sobre o futuro.
“O evento desembarca em Vitória e em um contexto e um cenário totalmente diferente da geração distribuída. Hoje a energia solar, por exemplo, é a segunda fonte no Brasil no fornecimento de energia, ultrapassando a energia eólica, inclusive em um cenário totalmente promissor que demonstra realmente a força e o poder desse setor, que é o que mais cresce no Brasil”, afirma o organizador do fórum, Tiago Fraga.
Promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Fórum GD da Região Sudeste está na 17ª edição e é visto como uma importante oportunidade de atualização sobre o mercado GD, com novas atualizações, tecnologias e oportunidades de negócios principalmente com a entrada da nova lei.
“Este será o primeiro Fórum GD do ano. Uma oportunidade única e ótima para se atualizar, principalmente em 2023 que é um ano cheio de desafios, com a entrada em vigor da Lei n. 14.300, novas tecnologias e tendências para o setor”, ressalta o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim.
Cenário
A produção de energia por meio da geração distribuída vem ganhando espaço no Brasil e muitas regiões já se mostram extremamente competentes no que diz respeito a esse tipo de geração de energia. A região Sudeste, por exemplo, é uma delas e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ela se encontra como líder atualmente, já que possui dois de seus quatro estados com mais instalações.
Um levantamento divulgado pela agência mostra que Minas Gerais e São Paulo estão entre os maiores estados geradores de geração distribuída do país, com respectivamente 2.462GW e 2.352GW de energia. Rio de Janeiro e Espírito Santo também já se mostram bastante promissores. A região inteira junta já possui mais de 590 mil conexões em GD, o que é um marco para o setor.
Serviço
Fórum GD Sudeste – 17ª edição
Data: 1 e 2 de março de 2023
Horário: 8h30 às 18 horas
Local: Ilha Buffet – Álvares Cabral
Fonte: Folha Vitória.