
Quimioterapia sem perda do cabelo é a nova realidade das pacientes com câncer de mama
3 de agosto de 2022
Violência doméstica é alvo do “Agosto Lilás”
3 de agosto de 2022Economista de destaque nacional morto neste ano, capixaba Ernane Galvêas emprestará nome à honraria
Proposta visa homenagear, na Assembleia Legislativa, economistas com atuação de destaque no desenvolvimento econômico e social capixaba e no Brasil. É o Projeto de Resolução (PR) 19/2022, que institui a Comenda Ernane Galvêas e é de autoria do deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB).
De acordo com a medida do parlamentar, sempre que possível, no dia 1º de outubro da cada ano, a Casa entregará 30 comendas aos homenageados em sessão solene.
Ernane Galvêas
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim em 1922, Ernane Galvêas formou-se em Ciências Contábeis, Direito e Economia, área em que fez mestrado nos EUA. Teve atuação de relevância na iniciativa privada e na seara pública, ocupando importantes funções do setor financeiro brasileiro.
Entre elas, foi ministro da Fazenda (1980-1958) e presidente do Banco Central por duas vezes (1967-1974 e 1979-1980). Passou pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 1962. No setor privado foi presidente da então Aracruz Celulose.
Galvêas também lecionou economia no ensino superior e na pós-graduação no Rio de Janeiro e teve diversos artigos e livros publicados. Morreu em 23 de junho de 2022, no estado fluminense, aos 99 anos de idade.
“Sua história de vida e sua contribuição acadêmica na formação de uma geração de jovens economistas é motivo de orgulho para toda a população do Estado do Espírito Santo, razão pela qual solicito o apoio dos nobres pares para aprovação do mesmo”, defende o deputado na justificativa da matéria.
Tramitação
O PR 19/2022 vai tramitar nas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.