
Deputado propõe multa para quem atrapalhar aulas no ES
21 de janeiro de 2025
Governo do Estado lança edital de aceleração do Sementes do Rio Doce
21 de janeiro de 2025O Espírito Santo é o terceiro estado brasileiro em número de cachaçarias, sendo que 48,7% dos municípios capixabas têm ao menos um estabelecimento registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de acordo com dados do Anuário da Cachaça de 2024. O município de São Roque do Canaã se destaca na produção da bebida, concentrando 13 dos 81 alambiques registrados no estado, com projeção inclusive no cenário nacional.
O Projeto de Lei (PL) 433/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD), tem o objetivo de valorizar o município da região noroeste e a produção de cachaça local. A proposta reconhece o “Circuito Turístico Águas Ardentes” como Rota Turística do Espírito Santo, declarando-a como de importante interesse cultural e turístico. A iniciativa acrescenta item ao anexo único da Lei 12.017/2023, que consolida a criação de rotas turísticas no âmbito do estado.
Na matéria, o deputado revela a importância econômica e cultural do município, já que ocupa o sexto lugar nos municípios que mais produzem nacionalmente. O circuito também conta com diversos estabelecimentos, como cafeterias, lojas de produtos caseiros, hospedarias e espaços de lazer, evidenciando sua importância turística.
Coronel Weliton afirma que os turistas que visitam a rota conhecem paisagens rurais enquanto degustam a bebida. Além disso, podem acompanhar a produção da cachaça, conhecendo a história dos alambiques e das empresas familiares que fabricam o produto.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.