Como estão sempre em contato com superfícies que têm germes e bactérias, se não forem limpas, as mãos podem transferir os microorganismos para o globo ocular.
Não tem jeito! O simples hábito de lavar as mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças. Resfriados, gripes e as infecções gastrointestinais, por exemplo, são transmitidas por meio do contato com superfícies contaminadas e depois levando as mãos à boca, nariz ou olhos.
É exatamente por isso que manter as mãos bem limpas reduz o risco de contrair essas doenças.
Quando falamos da saúde aos olhos, pelo menos quatro doenças podem ser evitadas mantendo as mãos higienizadas.
O fato de sempre estar em contato direto com superfícies repletas de germes e bactérias, se não forem limpas, as mãos podem facilmente transferir esses microorganismos para o globo ocular, desencadeando inúmeros problemas.
“A simples ação de esfregar os olhos com as mãos sujas pode introduzir bactérias nocivas no ambiente ocular, resultando em irritação, inflamação e, em casos mais graves, danos permanentes à visão”, explica o médico oftalmologista Lucas Emery.
E se o indivíduo usa lente de contato, a má higienização das mãos pode levar a consequências ainda piores.
“Sem a limpeza correta das mãos, as lentes podem ser contaminadas por microrganismos que se alojam nelas e que podem causar sintomas leves como irritações, mas também problemas mais graves como uma ferida aberta, conhecida como úlcera na córnea”, complementou
Além da infecção na córnea outros problemas oculares podem ser evitados com a higienização correta das mãos. Veja:
Conjuntivite
É uma inflamação da membrana conjuntiva que cobre o interior das pálpebras e a parte branca do olho.
“A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou alérgica. No caso da viral e bacteriana uma das principais formas de transmissão é o contato das mãos contaminadas com os olhos”, explica o especialista do Hospital de Olhos Vitória .
Tracoma
O tracoma é uma infecção bacteriana crônica da conjuntiva transmitido através do contato direto com as secreções oculares de uma pessoa infectada, que podem estar presentes nas mãos.
Os sinais iniciais incluem uma leve coceira e irritação nos olhos e nas pálpebras, podendo evoluir para embaraçamento da visão e desconforto ocular. O médico alerta que se não for tratada adequadamente pode levar à cegueira.
Blefarite
Uma inflamação das pálpebras que pode ser causada por bactérias ou ácaros. De acordo com o médico, a falta de higiene das mãos pode introduzir esses agentes infecciosos nas margens das pálpebras, levando ao desenvolvimento de blefarite.
Fonte: Folha Vitória